Em apresentação inédita no Brasil, a japonesa Yumi Kurosawa mostra as particularidades do instrumento musical koto no sábado (23), quando ela leva o espetáculo "Do Tradicional ao Erudito: Fusão dos Elementos Culturais do Japão e da Índia" à Caixa Cultural, às 19h. Com som semelhante ao da harpa, o koto é um instrumento raro, composto por uma caixa de ressonância e cordas. 

A apresentação é gratuita, com senhas distribuídas com uma hora de antecedência.

Ao lado do músico Deep Singh, que toca tabla, um instrumento de percussão popular na Índia, os dois apresentam canções tradicionais e contemporâneas, em uma fusão cultural das músicas japonesa e indiana.

Guiada pelos pais, os músicos Kazuo e Chikako Kurosawa, a japonesa começou a mexer com o koto de 13 cordas quando ainda tinha três anos. 

Aos 15, já ministrava, em elevado nível técnico, o instrumento japonês com 20 cordas, o que lhe rendeu diversos prêmios. Desde então, ela já participou de produções artísticas que mesclam a música tradicional japonesa com elementos do jazz e da música eletrônica.

A musicista também ministra o workshop Koto, no domingo (24), com 60 vagas. A inscrição é gratuita e deve ser feita através do telefone 3425-1911.

Caixa Cultural - avenida Alfredo Lisboa, 505, bairro do Recife

Tel.: 3425-1900

Sábado, às 19h.
Entrada franca


Fonte: Destak Jornal