Que tal construir um instrumento com gelo?

Considerado um dos mais brilhantes percussionistas do mundo, Terje Isungset consegue retirar sons fantásticos de algo impensado: instrumentos musicais esculpidos pelo próprio artista com o mais puro gelo glacial.

Isungset é norueguês, pertence a uma grande família de músicos. Desde criança se interessou por música, graças às influências de seus pais e o convívio que teve com dezenas de artistas. Começou a fabricar seus próprios instrumentos feitos inicialmente de ardósia, granito, vários tipos de rochas, até que encontrou sua grande paixão: o gelo.

A comissão dos jogos olímpicos de inverno pediu ao músico que compusesse uma canção para ser tocada ao lado de uma cachoeira de águas glaciais. Isso ocorreu no ano de 2000. Até então, ele nunca havia tido a idéia de usar gelo como instrumento.


Usando o útil ao agradável, deixou-se levar com a proposta feita e resolveu escutar alguns instrumentos. Resultado: compôs uma linda canção com tendência minimalista, deixando-o conhecido nesse ramo único de usar instrumentos literalmente gelados.

O artista diz que é muito difícil e complicado fazer um instrumento de gelo, visto que ele trabalha apenas em fontes glaciais e não artificiais. Ele corta um grande bloco e começa a esculpir com uma faca simples.

Sua fama ganhou mais notoriedade ao construir uma linda harpa, bem como um trompete, um violino e uma guitarra, todas usadas em seus shows.


Fonte: Jornal Ciência