Você tem o hábito de comer pepino? Lembra-se dele ao fazer uma salada?

Apesar de ser o quarto vegetal mais cultivado em todo o mundo, poucas pessoas têm o hábito de comê-lo com regularidade. Ele é conhecido por ser um ‘superalimento’ contribuindo para a saúde de todo o corpo.

Confira abaixo 13 bons motivos para você começar a se lembrar dele ao ir no supermercado:

1 – Hidratação: O pepino é constituído por 90% de água. Para quem não gosta de tomar muita água ao longo dia, este vegetal é uma boa pedida!

2 – Xô azia: Comer pepino pode aliviar as crises de azia. Além disso, é possível usá-lo sobre a pele para aliviar as queimaduras solares.

3 – Toxinas: Toda essa água que ele possui funciona como uma verdadeira “vassoura biológica”, favorecendo que resíduos saiam de seu corpo. Alguns estudos mostram que comer pepino diariamente favorece a dissolução de pedras nos rins.

4 – Vitaminas: Pepinos têm a maioria das vitaminas que são essenciais para nossa saúde. Algumas impulsionam nosso sistema imunológico. Além disso, o vegetal tem 12% de toda a dose diária que você precisa de vitamina C.

5 – Minerais: Pepino é rico em sais como potássio, silício e magnésio. Isso favorece a beleza e a saúde da pele.

6 – Perda de peso: Como tem alto teor de água e baixo teor de calorias, o pedindo é muito importante na perca de peso. Usar pepino em sopas e saladas é essencial. Além disso, ajuda na digestão, melhorando a constipação crônica.

7 – Olhos: Uma fatia de pepino bem gelado sobre os olhos ajuda a reduzir bolsas e o inchaço devido a suas propriedades anti-inflamatórias.

8 – Câncer: O pepino possui secoisolariciresinol, lariciresinol e pinoresinol. Essas três lignanas têm uma forte ligação com a redução dos fatores de riscos em desenvolver câncer de ovário, mama, próstata e de útero.

9 – Diabetes: O suco do pepino contém um hormônio que é usado pelas células do pâncreas para produzir insulina, algo que fornece benefícios aos diabéticos. Além disso, pesquisas mostram que o pepino reduz os níveis de colesterol e contribuiu para controlar a pressão cardíaca.

10 – Cabelos e unhas: a sílica encontrada no pepino ajuda a tornar os cabelos mais brilhantes e mais fortes. A unha também é beneficiada pelo enxofre.

11 – Articulações: O pepino ajuda a promover melhoria em casos de artrite, gota e reumatismo, fortalecendo os tecidos conjuntivos.

12 – Ressaca: Bebeu de mais? Coma pepino! Comer algumas fatias do vegetal antes de dormir evita dores de cabeça ao acordar.

13 – Rins: O pepino diminui os níveis de ácido úrico, mantendo os rins mais saudáveis.

Fonte: Jornal Ciência