O Basquete de Rua funciona na Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 18h.

Foto: Andréa Rego Barros/PCR

Recife Antigo de Coração está de volta, em sua sexta edição, garantindo entretenimento e lazer para toda a família, das 7h às 22h

A sexta edição do Recife Antigo de Coração chega neste mês de agosto trazendo diversão e entretenimento para toda a família. No próximo domingo (25), a programação acontece das 7h às 22h, garantindo lazer descentralizado em um dos bairros mais históricos da cidade. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, organizou o projeto em três polos (infantil, esportivo e cultural) garantindo novas opções para aproveitar o domingo fugindo da rotina semanal.

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará funcionando normalmente, das 7h às 16h, ligando três rotas ao Marco Zero. As pessoas poderão pegar suas bikes e seguir para o Recife Antigo para aproveitar a programação diversificada que acontecerá no bairro. Na Rua do Bom Jesus, por trás do Santander Cultural, estará disponível o aluguel de bicicletas, triciclos, quadriciclos e patins.

O polo esportivo, que alcança o Marco Zero e ruas adjacentes, conta com ações que prometem não deixar ninguém parado. Uma rampa de skate estará montada na Avenida Alfredo Lisboa, das 9h às 18h. Além disso, na Avenida Marquês de Olinda, irá acontecer a patinação artística da equipe de Cuscuz dos Patins, que também irá disponibilizar monitores para a população em geral, das 14h às 18h.

Com a parceria da Federação Pernambucana de Basketball, a Avenida Marquês de Olinda recebe ainda o basquete de rua, das 8h às 18h. Essa é uma variante do esporte que acontece no asfalto e tem atraído um público considerável durante as últimas edições do Recife Antigo de Coração.

No Marco Zero, das 8h às 9h30, acontecerá uma aula de alongamento, acompanhada por uma aula de dança, promovida pela Academia Life. A Rua Dona Maria Cesar, durante todo o dia, irá servir de espaço para o Badminton, competição semelhante ao tênis que utiliza uma peteca no lugar da bola. Na mesma via irá acontecer o Futebol de 3, que, como o nome sugere, é uma partida com três jogadores em cada time.

No polo infantil, na Avenida Alfredo Lisboa, haverá recreação, das 13h às 18h, com atividades de esportes adaptados e atividades que estimulam o raciocínio logico, como jogo de xadrez, dama, dominó, jogo da velha, amarelinha e uma trilha do conhecimento. Também haverá estímulo de leitura e da criatividade, com oficinas de artes e malabares, pintura no rosto e balão mágico. A programação conta ainda, a partir das 9h, com exposição de álbuns de figurinhas antigas, como Amar é, Perna e Buco e Capitão América.

O polo infantil vai contar também com oficinas educativas com material reciclável, das 9h às 10h; das 10h às 11h e das 11h às 12h. À tarde vai das 15h às 16h e das 16h às 17h. Nas oficinas, crianças vão produzir bolas, adereços e brinquedos, utilizando resíduos como latas, tampas, plásticos, lacres, lonas, PET e muitos outros produtos descartados pelo consumidor. As crianças ainda irão assistir a apresentação da Bandinha Bichos Soltos, feita com personagens infantis; Show das Fadas Magrinhas, com repertório diversificado; e apresentação teatral da peça A Bela e a Fera, das 17h às 18h.

O polo cultural também irá envolver pessoas de todas as idades. Das 9h às 18h, a avenida também será palco para um encontro de cicloativistas, além de uma exposição de bicicletas, acessórios para bikes. Os engajados também estarão recolhendo doação de livros que posteriormente serão encaminhados para bibliotecas públicas.

Diversas exposições artísticas farão parte do polo cultural. No Marco Zero, acontecerá a mostra fotográfica de Isolda Nascimento, das 8h às 18h. Serão 21 imagens que foram baseadas em poemas surrealistas. Artistas mirins estarão até o meio-dia na Avenida Rio Branco produzindo pinturas em malhas de camisa que estarão disponíveis para comercialização. Lá também haverá exposição de 20 carros antigos. Na Avenida Alfredo Lisboa, das 8h às 18h, acontecerá uma exposição de camisas de time de futebol, em paralelo, das 9h às 12h, acontecerá uma oficina de Bonsai no mesmo local.

As crianças do Grupo de Dança da Organização Auxílio Fraterno Recife (OAF) com o espetáculo “Viver Pernambuco”, das 15h às 16h, no Marco Zero. A apresentação irá fazer um mix de danças regionais. Quem for ao Marco Zero ainda poderá aproveitar a cadeira de massagem que estará disponível das 8h às 18h e assistir a apresentação da Ciranda Marisa Lopes, das 17hs às 18hs, que traz também ritmos nordestinos como baião, coco e embolada.

Também no Marco Zero haverá, das 9h30 às 11h30, a apresentação da Orquestra 100% Mulher, preservando a cultura pernambucana. Às 16h os músicos do grupo se juntam com a Orquestra Surreal e realizam o projeto Dançando na Rua, que acontecerá na Praça do Arsenal. A população será convidada a dançar até às 22h.

Das 13h às 18h, estará disponível, na Rua do Bom Jesus, uma máquina interativa de coleta de latinhas de bebidas. A ferramenta inédita da Eco Smart vai promover uma ação de conscientização ambiental.

Restrição no acesso de veículos

Algumas ruas estarão bloqueadas para o acesso de veículos, com o objetivo de proporcionar mais segurança para as pessoas que estarão curtindo o Recife Antigo de Coração. Os motoristas não poderão trafegar pelas: Avenida Rio Branco, Rua da Guia, Rua Álvares Cabral, Avenida Marquês de Olinda, Rua Dona Maria César, Rua do Bom Jesus, Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Barbosa Lima, Rua Domingos José Martins, Rua Barão Rodrigues Mendes e Praça do Arsenal da Marinha.

O acesso ao bairro continua acontecendo pela Ponte Giratória, Buarque de Macedo e a do Limoeiro, além da Avenida Cais de Apolo e Cais de Alfândega. A Rua do Observatório terá o fluxo controlado, sendo oferecido estacionamento para portadores de necessidades especiais.

A Prefeitura do Recife disponibilizará o seu estacionamento, com 620 vagas, para garantir maior comodidade aos cidadãos. Quatro vans irão realizar o translado das pessoas rumo à área de lazer, de forma gratuita. O serviço irá funcionar das 8h às 23h. A expectativa é que as pessoas esperem pela van cerca de 10 a 15 minutos.

Ações paralelas

Em paralelo ao Recife Antigo de Coração, acontecem no mesmo bairro as tradicionais Feirinhas do Bom Jesus e do Prodarte, das 14h às 22h. Na Caixa Cultural, que fica na Avenida Alfredo Lisboa, haverá a exposição Marcas da Alma. O local estará com fotografias de Cristiano Júnior, pertencentes ao acervo Noronha Santos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que trazem registros das etnias africanas e suas marcas corporais.

Na Torre Malakoff, na Praça do Arsenal, haverá a exposição da Casa do Cachorro Preto – Anti homenagem a Jomar Muniz de Brito. A cúpula da Torre estará aberta das 17h às 19h para observação astronômica.

Confira a programação divida por polos:


POLO INFANTIL
Recreação (Jogos Educativos): Avenida Alfredo Lisboa – 13h às 18h;
Exposição de Álbuns de Figurinhas Antigas da Banca Zap: Avenida Alfredo Lisboa – 9h às 18h;
Agentes de Leitura: Avenida Alfredo Lisboa – 9h às 12h e das 14h às 18h;
Oficinas educativas com material reciclável: Avenida Alfredo Lisboa – 9h às 10h / 10h às 11h / 11h às 12hs / 15h às 16h / 16h às 17h;
Apresentação Bandinha Bichos Soltos: Saída do Marco Zero – às 15h
Show Fadas Magrinhas: Marco Zero – 16h às 17h;
Apresentação de Peça Teatral (Lobatinho) A Bela e a Fera: Avenida Alfredo Lisboa – 17h às 18h;

POLO ESPORTIVO
Academia Life: Marco Zero – 08h às 9h30;
Badminton: Rua Dona Maria Cesar – 8h às 18h;
Futebol de 3: Rua Dona Maria Cesar – 8h às 18h;
Aluguel de bike e patins: Rua do Bom Jesus (por trás do Santander Cultural) das 8h às 18h;
Basquete de Rua: Avenida Marquês de Olinda – das 8h às 18h;
Rampa para skate: Avenida Alfredo Lisboa – 9h às 18h;
Patinação Artística: Avenida Marquês de Olinda – 14h às 18h;

POLO CULTURAL
Cadeira de Massagem: Marco Zero – 8h às 18h;
Reciclo Bikes: Alfredo Lisboa/Marquês de Olinda – 9h às 18h;
Exposição Fotográfica – Fotógrafa Isolda Nascimento: Marco Zero – 8h às 18h;
Exposição de Camisas de Time de Futebol: Avenida Alfredo Lisboa – 9h às 18h;
Apresentação Crianças da OAF: Marco Zero – 15h às 16h;
Oficina de Bonsai – Cida Pedrosa: Avenida Alfredo Lisboa – 9h às 12h;
Orquestra 100% Mulher: Marco Zero – 9h30 às 11h30;
Artistas Mirins: Avenida Barbosa Lima – 08h às 12h;
Exposição de carros antigos: Avenida Rio Branco – 12h às 18h;
Dançando na Rua: Praça do Arsenal – 16h às 22h;
Ciranda Marisa Lopes: Marco Zero das 17h às 18h;

Fonte: PCR