De 16 a 18 de agosto, Arcoverde vai virar palco para mais uma edição do Festival Lula Calixto, realizado pelo Samba de Coco Raízes de Arcoverde. A proposta desta edição é que a música ultrapasse os limites dos palcos e ganhe a ruas. Mais de 30 atrações irão se apresentar nos dois palcos localizados no Alto do Cruzeiro e em frente à sede do Ponto de Cultura Samba de Coco Raízes de Arcoverde. 

O grande anfitrião do Festival comemora seu 21º aniversário recebendo convidados especiais, com destaque para o Coco das Irmãs Lopes, Coco Trupé, Cacau de Arcoverde e Tonino de Arcoverde.

Foto: Coco Raízes/Divulgação


Além das apresentações nos palcos, outros grupos seguirão em cortejos pelas ruas da cidade, o que deve trazer um clima carnavalesco ao evento. Os cortejos contarão com a alegria contagiante do Boi da Macuca, os ritmados tambores dos Maracatus Piaba de Ouro e Porto Rico, a brincadeira Caretas de Triunfo e a arcoverdense Banda Pífano Santa Luzia. Durante os três dias de Festival a Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte, fará o toque de alvorada ao amanhecer pelas ruas da cidade e terminará com o cortejo na sede do Coco. Os grupos intinerantes dentre Os Caretas de Triunfo, farão a ligação de abertura de uma atração para outra, com também a passagem de um palco para ou no Alto do Cruzeiro.

Durante o dia, a pedida é participar dos workshops e palestras que vão acontecer sede do Ponto de Cultura Samba de Coco Raízes de Arcoverde. O objetivo da introdução de atividades de formação no Festival é provocar práticas e reflexões sobre o mercado da música e o universo da cultura popular, os temas abordados vão de Coco de Trupé a inclusão digital e musical na internet, de Cavalo Marinho a questões sobre Direitos Autorais. Os conteúdos escolhidos para as atividades são introdutórios e contam com carga horária de 2 h/aulas.

Outra novidade desta edição será a oficina Percussão, que contará também em sequência com apresentações artísticas, recitais, encontro de Maracatus e grupos folclóricos.

A expectativa de público que irá circular no bairro Alto do Cruzeiro durante o evento aproximadamente dez mil pessoas, e com certeza esse é mais um grande momento para a cultura Arcoverdense.


Estão todos convidados!!


Mihh Valério