Você acredita em tudo o que vê em livros da faculdade?
A Ciência não é estática e não podemos nos limitar apenas no que está nos livros das bibliotecas universitárias. Sempre há o que encontrar, mesmo que tenhamos acumulado conhecimento sobre determinado assunto.

Um professor da Universidade de Nottingham descobriu uma camada na córnea humana que nunca havia sido observada por nenhum outro pesquisador.

O autor da descoberta é Harminder Dua, batizando o achado como Camada de Dua. Certamente o feito é incrível, pois com o avanço tecnológico, pensamos erroneamente que sabemos tudo sobre o nosso corpo, pelo menos no que diz respeito às partes que o compõem.

A camada possui apenas 15 microns de espessura e está atrás da córnea. Antes dessa descoberta, era sabido que existiam apenas 5 camadas. A Camada de Dua foi encontrada graças à injeção de ar em córneas doadas a universidade, em um estudo que visava à observação de outras características. Um microscópio eletrônico foi usado para verificar algumas propriedades da córnea, o que mostrou a existência de uma camada inédita.


Como se não bastasse algo revolucionário, a descoberta pode abrir novos caminhos para o entendimento de algumas doenças, já que pesquisadores acreditam que a Camada de Dua pode explicar algumas deformações na córnea que causam hidropisia, um problema que provoca o acúmulo de líquido na córnea.

Fonte: Jornal da Ciência