Timbaúba foi fundada em 1879, quando foi desmembrada do município de Itambé. “localiza-se na zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco, região nordeste do Brasil. Sua população estimada pelo censo 2010 é de 53.825 habitantes e possui uma área territorial de 298,51 km². Limita ao norte com o Estado da Paraíba, ao sul com o município de Vicência, ao leste com os municípios de Ferreiros, Aliança e Camutanga e a oeste com o município de Macaparana.


Localização: a 98 km das capitais Recife (Pernambuco), a 76 km de João Pessoa (Paraíba), a menos de 400 km de Maceió (Alagoas) e Natal (Rio Grande do Norte).
Acesso: Rodoviário, fácil para todo Norte e Nordeste, através da BR-408 que já está sendo duplicada do Recife até Carpina, distante a 45 km. Já existe projeto aprovado para que a duplicação chegue até Timbaúba. Outros acessos são as PE-82 e PE-62.
A cidade dispõe de todos os serviços urbanos: maior parte das ruas calçadas, rede telefônica fixa e móvel, internet banda larga, água encanada, correios, coleta de lixo e energia. Desde 2009, através do empenho da Prefeitura, tornou-se pólo de Pernambuco nas festas culturais, principalmente no Carnaval e no São João.