Surgido na cidade do Recife  no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Famoso por ser muito executado durante o carnaval, ele é sinônimo de alegria e irreverência. Acredita-se que ele tenha sido criado por compositores de música ligeira.
.Sua origem estaria estreitamente ligada ao carnaval, já que os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. Com o tempo e música acabou ganhando características próprias e mesmo ainda sendo muito executada durante o carnaval, ela está um pouco desvinculada dele hoje em dia.
.A dança é uma junção da capoeira com o ritmo do frevo. Com o tempo surgiram as sombrinhas coloridas que hoje são sinônimo do estilo. Elas eram utilizadas inicialmente como armas de defesa dos passistas que remetem diretamente a luta, isso por causa dos traços de capoeira.
.Com todas as alterações e adaptações, surgiu a dança do frevo que conhecemos hoje. Ela pode ser de duas formas: quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática. No seu estado de origem, Pernambuco, existem até mesmo estúdios que só ensinam a dança.
.Isso porque o frevo possui mais de 120 passos catalogados. É muita coisa para aprender, isso sem falar nas improvisações inacreditáveis que as passistas fazem!
informações: Essas e outras
Pois é, hoje o nosso Frevo é Patrimônio Imaterial da Humanidade, e nós Pernambucanos nos orgulhamos muito disso, pois é o frevo que atrai os turistas para o sucesso do nosso estado no carnaval. Seria bom que esse ritmo fosse cultivado sempre durante todos os meses do ano, só assim fortalecíamos a cultura do nosso estado porque até mesmo não é só no carnaval que chegam turistas para visitar a nossa cidade e o nosso estado. O que nós artistas precisamos é simplesmente de um apoio maior para a nossa cultura, porque quem realmente vive da nossa história sabe como é difícil expandir a nossa cultura e o nosso trabalho durante todo o ano, mas como um pernambucano da gema que sou, creio que toda a nossa história será reconhecida e divulgada por todo o nosso País e pelo mundo a fora de uma forma mais intensa.

Wilson Pessoa