Justin Beckerman, 18 anos, pode colocar em seu currículo a construção de um submarino durante o Ensino Médio. O adolescente criou o veículo aquático para uma pessoa em apenas seis meses, usando somente US$ 2 mil (cerca de R$ 4 mil). Apesar de ser feito com tubos de drenagem e tampa reciclada de claraboia, o submarino pode mergulhar a uma profundidade de quase 10 metros e já completou três submersões com sucesso.


Apelidado de Nautilus, o submarino possui tanques lastro para manter sua profundidade e equilíbrio, saídas de ar que levam oxigênio para baixo da superfície, sistema de comunicação e uma gama de sistemas de emergência, incluindo baterias reservas, uma sirene, luzes estroboscópicas, um aparelho de respiração e uma bomba para combater vazamentos.


O navio pode permanecer submerso por até duas horas e viaja sob as ondas a 2,4 quilômetros por hora. Beckerman diz que quer usá-lo “para explorar o lago, ver peixes e talvez encontrar um pouco de história, como os canhões da histórica casa dos meus vizinhos”, que, segundo ele, foram despejados no lago durante uma reforma na década de 1960.


Inventor prodígio O gosto de Beckerman por invenções não é novo. “Ele tem construído coisas desde que tinha dois anos”, diz sua mãe, Jess Beckerman. “Se tentávamos ajudá-lo, apenas atrapalhávamos e bagunçávamos as coisas”. O site de Beckerman é uma prova de sua enorme produtividade: uma mistura variada de máquinas, incluindo barcos, aviões, construções arquitetônicas e robôs premiados.


Os materiais que ele usa em suas criações são frequentemente tecnologia aposentada vinda da família e dos amigos, ou lixo eliminado em instalações de reciclagem de eletrônicos. O Nautilus tem reguladores e medidores de pressão vindos de uma antiga máquina de refrigerante de um restaurante que ele encontrou atrás de um shopping center. As duas baterias principais são de um brinquedo de criança, e seus alto-falantes vêm de um velho aparelho de som de carro.


Beckerman decidiu construir o submarino porque “queria ver se conseguiria”. O veículo combina aspectos de diferentes coisas que ele já tinha trabalhado no passado – o Nautilus sequer é o primeiro submarino do adolescente. Na verdade, é o seu quarto. O modelo anterior mergulhava a 1,50 metros, mas tinha uma estrutura menos robusta construída a partir de recipientes de plástico e fita adesiva. Era impulsionado por motores de Lambreta, ligados a lâminas de metal e duas baterias de 12V.


Perguntado se há algum desafio específico de ser um inventor tão jovem, Beckerman responde claramente: “Não, apenas questões de orçamento e todos os meus trabalhos escolares e outras obrigações que ficam no caminho”. Se tivesse mais tempo e dinheiro, Beckerman diz que gostaria de continuar a adicionar características ao submarino. “Eu gostaria de adicionar uma garra robótica na frente. Gostaria de torná-lo uma coisa mais útil, de forma que a garra pudesse pegar lixo e limpar o fundo do lago”


Fonte:Hypescience