Neste domingo (16), será necessário deixar os conceitos de rivalidade clubística de lado para posicionar o dia 16 de junho de 2013 na história. Espanha e Uruguai, primeira rodada da Copa das Confederações, fazem o jogo de futebol mais importante da história de Pernambuco até então. Mas isso não é uma verdade absoluta, aliás, poucas coisas são no futebol. Torcedores de Náutico, Santa Cruz e Sport podem selecionar outras partidas e considerá-las mais importantes.

Foto: Bruno Campos

Faz parte. Contudo, outros fatores apontam na direção de Espanha x Uruguai. Pernambuco recebe um torneio internacional de seleções, o primeiro desde a Copa do Mundo de 1950, definitivamente outro contexto de futebol. Além disso, diante dos espectadores da Arena Pernambuco, seleções com três títulos mundiais na bagagem. Receberemos também a Espanha, atual campeã do mundo, e duas vezes vencedora da Eurocopa.
Um dos poucos times na história que provocou inveja nos brasileiros, tão autossuficientes em termos de futebol. Os principais maestros dos gigantes Barcelona e Real Madrid estarão em campo. E, aliás, que campo! A Arena Pernambuco promete um gramado à altura do espetáculo, mesmo com as chuvas. O estádio ainda não tem valor histórico por sua juventude. Paralelamente, é difícil apontar um início oficial melhor para a trajetória de uma praça esportiva. O jogo/espetáculo/marco começa às 19h. Os portões se abrem às 15h.
Fonte: Folha Pe.