Recife e Região Metropolitana amanheceram debaixo de chuva, raios e trovões, nesta sexta-feira (17). Os rios de Jangadinho e Tejipió transbordaram na altura de Cavaleiro e Totó, respectivamente. O canal do Arruda também transbordou e por toda a cidade é difícil a locomoção, tanto para pedestres quanto para carros. Na PE-60, o trânsito está lento no sentido Cabo de Santo Agostinho/Suape. Moradores informaram que os bairros de Afogados e Imbiribeira estão totalmente alagados. É preciso atenção e cautela.

Segundo informações do Twitter da CTTU, os pontos de alagamento são: avenidas Antonio de Góes, Doutor José Rufino, Caxangá, rua Real da Torre, rua da Hora e rua Ernesto de Paula Santos. Há trânsito nas avenidas Conselheiro Portela, Agamenon Magalhães, Mascarenhas de Moraes e Cruz Cabugá, ambos sentido Centro. A avenida Conselheiro Aguiar, próximo ao posto Petrobrás, está parada. Dois sinais estão apagados na avenida Manuel Borba. Um usuário da rede social informou que a aeronave que vinha para o Recife não conseguiu posar por conta das chuvas e teve que ir para o Aeroporto Internacional Augusto Severo, localizado em Parnamirim, município da Grande Natal.

Na BR-101, próximo à estação do Barro, teve um acidente e o Samu já está no local. O sinal do cruzamento da avenida João de Barros com a rua Monte Castelo está com defeito. Houve um desabamento de barreira na rua Murilo Braga, em Cavaleiro, que atingiu uma criança e uma idosa. Elas tiveram ferimentos leves, mas a idosa precisou ser atendida na UPA da Abdias. Os tetos dos hospitais IMIP e Jayme da Fonte desabaram. Uma árvore caiu no Cais José Estelita. A Estação do Metrô de Joana Bezerra e o Colégio DOM, em Olinda, estão alagados. As aulas foram suspensas.

No Facebook do Portal FolhaPE, os usuários da rede social informaram que na BR-101 Norte, no quilômetro 80 até o quilômetro 50, em Abreu e Lima está completamente parada e alagada. A rua Tomé Gibson, no Pina, está alagada, a avenida Norte está parada. A avenida Abdias de Carvalho está totalmente alagada.

O Secretário de Imprensa do Recife, Carlos Percol, informou, via Twitter, que, para ajudar no trânsito, a CTTU colocou caminhões-guincho espalhados pela cidade, além disso, agentes foram deslocados para orientar os motoristas. Já a Emlurb pôs caminhões de dragagem.


Informações: Folha-Pe.