Apesar do feriado, nem todos os serviços estarão fechados, estando a maior parte das atividades comerciais em funcionamento.
Os shoppings Boa Vista, Guararapes, Rio Mar, Paço Alfândega, Recife e Plaza estarão abertos em horário normal. As lojas do Centro do Recife, também, funcionam no expediente comum, ou seja, das 8h às 18h. Para quem quiser converter o descanso em lazer poderá se dirigir ao Zoológico de Dois Irmãos durante o horário das 8h às 16h.
Por determinação do prefeito do Recife, Geraldo Julio, o expediente de hoje será considerado ponto facultativo nas repartições públicas e entidades de administração direta e indireta municipal, com exceção daqueles serviços cujo funcionamento seja indispensável, a juízo do chefe do órgão. Pela Lei Municipal número 9.777, de junho de 1967, a Capital pernambucana tem quatro feriados religiosos, entre eles, o dia 24 de junho (dedicado a São João). No Recife, historicamente, o feriado de Corpus Christi era trocado pela véspera do São João. No entanto, este ano o dia 23 de junho será um domingo. Já nos órgãos estaduais o expediente de trabalho seguirá sem alterações.
Não haverá atendimento nas agências bancárias. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) recomenda a população utilizar os canais alternativos como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone. As contas de consumo (água, energia, telefone) e carnês vencidos hoje poderão ser pagos amanhã sem acréscimo. Amanhã, os bancos voltarão ao normal. As agências dos Correios, também, estarão fechadas, com exceção da unidade Aeroporto, que funciona das 9h às 13h, e da agência Shopping Recife, que abre das 10h às 20h.
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) suspendeu o expediente. Todas as unidades judiciárias do Estado vão atuar em regime de plantão no feriado, retomando as atividades normais amanhã.
CICLOFAIXA
Embora seja feriado, a Prefeitura do Recife informa que não será instalada a ciclofaixa móvel na Cidade. Isto porque tradicionalmente, a data não é considerada feriado no município, uma vez que o próprio comércio estará aberto hoje.
Fonte: Folha-Pe.