Um jacaré de cerca de um metro foi encontrado e capturado por moradores dentro de um canal no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, na última sexta-feira (24). O animal, que pertence à espécie em extinção papo amarelo, ficou mantido em cativeiro dentro de uma piscina de plástico no quintal da casa do rapaz que tirou o bicho da água.
“Deixei o animal lá em casa, porque não consegui entrar em contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) durante o fim de semana, para que eles fizessem o resgate. Por isso chamei, na tarde desta terça-feira (28), um voluntário de uma ONG que transporta os bichos para o Ibama”, disse o homem, conhecido por Neto.
Segundo o voluntário da ONG Resgate Animal, Ricardo Cruz, o jacaré do papo amarelo foi encontrado em uma área urbana, em um local onde há uma grande circulação de jovens e crianças. “O animal estava bastante agitado, mas levei”.
O ambientalista voluntário do Ibama, Adriano Antônio, explicou que, em casos como este, quem deve ser avisado é o Corpo de Bombeiros. “Nós somos responsáveis por ocorrências, onde há crimes ambientais. No caso de animais selvagens encontrados em zonas urbanas, quem deve fazer o resgate é o Corpo de Bombeiros. É importante esclarecer que a população não pode capturar estes animais selvagens, devido ao risco que eles podem oferecer. Apenas profissionais capacitados podem fazer este tipo de trabalho”, informou.
Ainda de acordo com Adriano, o crescente aparecimento de jacarés em zonas urbanas deve-se à degradação do habitat natural desses bichos e também pela falta de higiene da população que joga restos de comida nos rios e canais, o que faz com que os jacarés se sintam atraídos. Ele também informou que o animal foi recebido em perfeitas condições e rapidamente solto em uma reserva ambiental mantida pelo órgão.

Informações: Folha-Pe.